Mesmo Vocal Em Músicas Diferentes: Plágio Ou Possibilidade? Entenda Como Plataformas Permitem Criar Diferentes Sons Usando O Mesmo Sample

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Mesmo Vocal Em Músicas Diferentes: Plágio Ou Possibilidade? Entenda Como Plataformas Permitem Criar Diferentes Sons Usando O Mesmo Sample


Na história da música o uso de samples é muito comum. Aqui, entenda o conceito de samples e como conseguir a liberação legal para utilizar trechos de músicas de outros artistas. 

Com o avanço da tecnologia e a facilidade ao acesso a informações, começaram a surgir sites que permitem artistas e produtores musicais colocarem seus samples, vocais, pacotes de instrumentos para que outros possam utilizar em suas produções.

Splice é um dos mais populares nesse segmento. Nele, o usuário realiza o pagamento de uma mensalidade e tem acesso aos plugins, samples e vocais sem precisar se preocupar com direitos autorais ao lançar a música.

Esse tipo de plataforma auxilia muito produtores de todos os gêneros musicais, pois permite testar e também encontrar algum elemento, instrumento ou vocal que não esteja no alcance do artista ou que ele não tenha condição de investir no momento em que a track está sendo feita. Dessa forma, é possível fazer aquele som perfeito que um dia foi só uma ideia.

Na última semana, uma polêmica envolvendo um vocal disponível no Splice aconteceu entre produtores da música eletrônica. Script lançou ‘’On The Low’’ pela Afterlife no dia 21/06 e Kiko Franco lançou ‘’Low’’ 05/07 pela AURUM Records. Ambas faixas possuem o mesmo vocal e vale lembrar que, antes de ambas as músicas serem lançadas, o vocal já tinha sido utilizado em 2021, pelo produtor EDGR , “Eyes Low”; por ZANE, em 2022, com “Low”;  e Visualise, mais recente, em janeiro de 2024, “Eyez”. 

Os ucranianos do Woo York e o americano Script tentaram tirar sarro do brasileiro como se o vocal fosse exclusivo da faixa da Afterlife, o que não é verdade. 

Kiko disse: ‘’Eu já estava produzindo essa música antes de ouvir qualquer outra versão. (…) Para quem estiver procurando vocais exclusivos, trabalhe diretamente com escritores e vocalistas. Lançar um vocal do Splice e fazer comentários irônicos em páginas de outros artistas não pega bem. Vamos nos apoiar.’’

Entramos em contato com o DJ e produtor brasileiro para entender como ele utiliza o Splice em seu processo criativo.

RTH:⁠ ⁠Qual é a importância desse tipo de plataforma para produtores musicais?

Kiko Franco: Nem sempre produtores de música eletrônica têm acesso a grandes cantores ou vocais de alto nível. O Splice abre essa oportunidade para artistas de todos os níveis encontrarem o que talvez estejam buscando pro seu projeto, talvez aquela cereja do bolo”. 

RTH: ⁠Como você costuma utilizar o Splice para te auxiliar na produção de suas tracks?

Kiko Franco: Todos os melhores sample packs que existem no mercado estão disponíveis por um valor justo no Splice. Isso sem dúvida facilita muito o processo de produção de qualquer artista. Você pode filtrar exatamente o que está procurando, agilizando a pesquisa. 

RTH:  ⁠Dá uma dica para os produtores BR’s usarem o Splice da melhor forma e continuarmos sendo o celeiro da música eletrônica mundial!

Kiko Franco: Cuidado, o Splice pode ser um caminho sem volta hahaha a dica é usem o splice mas não façam dele a sua única fonte de ideias. Busquem cantores e produtores para colaborarem, e criem seus próprios samples, vocais, as possibilidades são infinitas.

 

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