Em uma carreira de dez anos, Vintage Culture celebra sua jornada nas cinco edições do Vintage is a Festival, cuja próxima data está marcada para 17 de junho, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. O evento, sinônimo de “one man festival”, conta com doze horas de performance do próprio artista e carrega intervenções artísticas inspiradas em cada momento de sua trajetória musical.
Além do projeto artístico, o público poderá conferir três palcos no Vintage is a Festival, cada um representando uma faceta musical de Vintage Culture, sendo o main stage o espaço para os sons da sua atual fase de carreira, o Classics o ambiente para as faixas nostálgicas e clássicas do início da trajetória de sucesso do DJ e produtor, e o art car inspirado no festival Burning Man, sendo o after oficial do evento, mostrando a habilidade do artista para long sets.
A criação, execução e acompanhamento do projeto das obras artísticas do festival é feito por Giulia Falzoni – também responsável pela direção criativa – e Kim Jackson, proprietários da Nós Galeria, uma galeria de arte contemporânea em São Paulo. A pedido do próprio Lukas Ruiz, ambos desenvolveram intervenções artísticas a serem aplicadas nas cinco praças por onde o Vintage is a Festival passa: Brasília (29/05), Rio de Janeiro (17/06), Porto Alegre (30/09), Belo Horizonte (21/10) e São Paulo (09/12).
Com a criação e o desenvolvimento do conceito das instalações concebidos pela própria Giulia, cada peça é inspirada em um momento da carreira do artista, pensada individualmente e direcionada a cada fase da trajetória musical do sul-mato-grossense. Em algumas das instalações, Giulia co-criou com artistas que já carregam sua assinatura, como no caso do “Rave Signs”, desenvolvido junto ao artista Abidiel Vicente.
Ao todo, 20 obras foram criadas para os eventos pelo Brasil, sendo cinco delas implementadas na primeira edição em Brasília, cujo grande destaque foi o coração (criação executada pelo ateliê A77), numa homenagem à faixa “In The Dark”, colaboração de Vintage Culture e Fancy Inc, que carrega a frase “compass heart” em sua letra. Devido ao seu sucesso, a obra também estará em exposição na Praça da Apoteose.
“Tem sido um processo muito especial podermos pensar a trajetória dele em representações nas artes visuais. A ideia é que a cada nova edição, novas obras e instalações sejam pensadas e implementadas. Podemos contar que no Rio de Janeiro terão duas novas delas, mas não podemos dar mais spoilers para não estragar a surpresa. As pessoas precisarão conferir de perto, mas garantimos que a expectativa pode ser alta, pois o Vintage is a Festival é um festival fantástico e estamos trabalhando à altura do que o evento e a carreira do Lukas pedem e merecem”, comenta Falzoni.
O projeto de intervenções artísticas do Vintage is a Festival inicialmente foi um desafio: Giulia e Kim precisavam criar e desenhar as peças, além de pensar no contexto de instalação de cada uma delas, direcionando as obras a diferentes tipos de ambientes, como estádios e marquises, por exemplo. Era necessário pensar na forma mais eficiente e que oferecesse menos riscos a cada obra, considerando a logística de cada uma delas pelas cidades do país. Ambos elaboraram, então, intervenções que pudessem ser transportadas e instaladas dentro do período de montagem do festival, sem que sofressem avarias durante o processo.
“Trabalhamos com o Lukas desde 2017, vivemos com ele e sabemos das expectativas e das vontades dele, até mesmo como funciona o fluxo de comunicação. Essa conexão com o artista facilita a concepção de cada instalação artística”, comenta Jackson.
Em datas limitadíssimas no país, o último show de Vintage Culture no país ocorre na edição do Vintage is a Festival Rio de Janeiro, no dia 17 de junho. Passando por Ibiza (Espanha), Las Vegas (Estados Unidos), França, Itália, Grécia, entre outros países, o próximo retorno do artista ao Brasil ocorre somente no final de setembro, na edição do festival em Porto Alegre (30/09). Portanto, a hora de viver essa emoção é agora: garanta seu ingresso antes da troca de lote, que ocorre nesta quinta-feira (1º) – https://vintageisafestival.
0 Comentários