O DJ e produtor musical Clan Brude, que mora em Xangai está pronto para compartilhar seu som único com o mundo; Com um estilo que mescla elementos dos gêneros House e Future House, o DJ britânico segue mostrando suas habilidades a cada produção.
Desta vez, sentamos com ele para saber mais sobre seu processo criativo. Aqui está o que ele disse.
Olá Clan Brude! como vai você?
Muito obrigado! Acabei de trabalhar em uma nova faixa empolgante com um excelente vocalista. Realmente ansioso pelos resultados. Saindo em breve!
Queremos fazer-lhe algumas perguntas sobre o seu processo criativo, em primeiro lugar, onde e como costuma encontrar inspiração?
Os instrumentos que eu uso com certeza. Gosto de brincar com sons e sintetizadores e tentar desenvolver sons em sintetizadores suaves que possam funcionar como partes principais, pads ou sons de baixo. Muitas vezes, isso acaba sendo o início da geração de ideias para uma track. Além disso, posso me inspirar ouvindo faixas de outros produtores e não posso descartar amostras de terceiros, mas diria que elas tendem a surgir após a ideia inicial e podem se tornar um motivo adicional, mas não ditarão o que vou acompanhar.
Eu acredito em ter um conceito de pista, seja uma pista dançante ou algo mais introspectivo. Às vezes, um conceito surge logo no início, por exemplo, eu realmente queria escrever uma faixa nostálgica sobre Xangai, que é como ‘Back in the Day, Shanghai’ surgiu. Outro exemplo é ‘Lagos’, que foi apenas uma entrevista de forma livre que se tornou a energia por trás da faixa que se tornou. Em outros momentos, o conceito surge mais durante a produção da faixa, por exemplo, ‘Someone to Be’ nasceu de um loop em que eu estava trabalhando e passou para o vocalista que cimentou o refrão que retroalimentava a vibração e o arranjo geral.
Existem atividades não relacionadas à música que ajudam você a se inspirar para produzir novas músicas?
Xangai é muito boa para inspiração em si. Isso nem sempre foi uma experiência positiva devido a certas políticas, mas foi uma fonte de inspiração para algumas das faixas que lancei este ano. Coisas estão melhorando; shows e baladas estão de volta, e as pessoas estão fora de casa novamente. Apenas dar um passeio por Xangai pode ser uma fonte de inspiração. Se estou trabalhando na faixa, geralmente carrego as mixagens como faixas privadas no meu SoundCloud e as ouço enquanto ando pelo local. Isso me permite considerar a mixagem e os níveis, bem como as partes que podem se beneficiar com as alterações, como adicionar mais elementos percussivos. O arranjo tende a ser feito por este ponto, no entanto.
Você costuma seguir o mesmo processo ao produzir uma faixa? Ou varia?
Bastante semelhante tem sido até agora. A geração de ideias mexendo no meu teclado ou guitarra e depois sentindo a vibração. Vou começar a diminuir a batida depois disso, seguida pelo baixo normalmente. Eu provoco um gancho e/ou drop depois. Acho que, como muitos produtores, isso formará um loop de 8 a 16 compassos que posso começar a construir em uma faixa. Os vocais entrarão e então é hora de doces para os ouvidos, etc.
Qual parte de uma faixa é a sua favorita para começar a trabalhar?
Novamente, isso realmente depende de onde a geração da ideia se origina. Por exemplo, se estou brincando com um som de sintetizador, pode ser que acabe começando com uma progressão de acordes baseada nesse som. Eu amo os graves (quem não ama, eu acho) e treinar o baixo e os subs é divertido. Posso até começar com um riff ou loop de baixo, se me deparar com algo que soe. Nem sempre funciona, então eu tenho alguns loops que não se tornaram nada. Sintetizadores e progressões de acordes ou chutes e chapéus para criar o groove tendem a ser um começo mais produtivo.
Você diria que a tecnologia desempenha um grande papel em ajudá-lo com seus processos criativos? Em caso afirmativo, você pode nos dizer como?
Uma boa pergunta. A tecnologia é definitivamente uma grande parte da produção e, sem dúvida, desempenha um papel importante. Por exemplo, muitos dos meus sons vêm de instrumentação VST e sintetizadores suaves, por meio de predefinições ou do meu próprio design de som. Ter plug-ins do tipo criativo também é enorme, pois eles têm o potencial de mudar a vibração da sua faixa. Por exemplo, sujar seu som de baixo por meio de um plug-in de saturação levará sua faixa em uma determinada direção de forma criativa.
Você mudou algo em seu fluxo de trabalho de produção recentemente?
Nada espetacular. Gosto de experimentar design de sons, mas também entendo o valor de um bom fluxo de trabalho. Para ajudar nisso, costumo garantir que tenho sons, sintetizadores e cadeias de efeitos favoritos para melhorar meu fluxo de trabalho. Também tenho várias cadeias de canais de retorno/aux salvas, como reverberação de sala e atraso de vox.
Qual foi a melhor mudança ou implementação que você fez em seu fluxo de trabalho na produção musical ou em seu processo criativo e como isso mudou a maneira como você faz música?
Eu realmente acho que trabalhar com vocalistas melhorou muito minhas faixas. A razão pela qual acredito nisso é porque cria algo único e original que você não pode obter de outras fontes. Eu não voltaria atrás nessa mudança a menos que produzisse instrumentais. Um vocalista original tem muitas nuances, incluindo a maneira como expressa certos sons, respira ou adiciona improvisos. Os bancos de samples também têm seu lugar, pois você pode pegar os vocais e brincar para também criar essa originalidade, por exemplo, usando o mais simples no Ableton, mas por enquanto, pelo menos, espero continuar trabalhando com vocalistas.
O que você faz para ajudá-lo a superar um obstáculo enquanto produz uma faixa?
Tirar um tempo pode ajudar com um elemento problemático ou bloqueio criativo. Talvez até uma cerveja! Mas principalmente se eu ficar preso, tende a ser devido ao cansaço excessivo por trabalhar na pista ou parte da pista por muito tempo de uma só vez. Isso requer apenas uma pausa decente do estúdio ou retorno no próximo dia ou dois.
Que conselho você daria para alguém que está iniciando um novo projeto criativo?
Minha saída criativa é definitivamente a música, então pode ser diferente de outras formas de arte, como escrever poesia, mas penso como um começo, aproveitando o conceito ou tendo aquele momento de inspiração. Acho que isso não pode ser forçado, mas quando acontecer, anote e lembre-se naquele momento, pois você nunca sabe aonde aquela primeira faísca pode levar.
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