Imagem de capa: João Tiago / NZPR | Free Zone #42 na praça 29 de Março, em 2016, com cerca de 2500 pessoas
O Free Zone DJs já está na estrada em Curitiba desde 2012 e agora retoma as atividades mas no Rio de Janeiro, unindo cultura eletrônica, ação social e intervenção urbana.
Projeto Une DJs, Artes e Ação Social em Eventos de Rua Beneficente Que Começam dia 20, no Rio de Janeiro, uma temporada de verão de eventos de rua. A entrada é gratuita e as pessoas são convidadas a levar um quilo de alimento para ajudar na campanha contra a fome.
“As cidades são palcos e as pessoas são arte”. Com este mote o Free Zone DJs espera conquistar o público do Rio de Janeiro para ocupar o espaço público com arte e curtir um som, artes visuais, de circo e de quebra ajudar a quem mais precisa.
Nascido em Curitiba em 2012, o projeto Free Zone realizou 42 intervenções urbanas: eventos com DJs, exposições de quadros, performances ao vivo e artistas de circo, tudo na calçada. Desde flash events de duas horas com 100 pessoas até parar uma praça inteira com 2.500 pessoas,
Sim, afinal, com os carros passando pela rua, ocupar a calçada foi a maneira usada pelo projeto para aproximar a cultura da discotecagem com as pessoas que nem curtem uma rave, mas também são PLUR.
´PLUR = Paz, Amor, União e Respeito: sentido original de toda uma cultura que hoje ´e pop e está presente desde os programas de televisão até os games e os grandes eventos, mas tem no underground sua expressão mais autêntica, mais conectada com a produção local.
Pense Globalmente, haja localmente. Nessa pegada como a do Earthdance e outros eventos internacionais que transformam a cultura eletrônica em veículo para realizar ações beneficentes em massa, o Free Zone desempenha este papel, também, como comenta Nazen Carneiro, fundador do evento e coprodutor da temporada de verão no Rio de Janeiro:
“Quando pessoas ocupam o espaço a cidade fica mais humana. A arte traz um bom uso para o local comum que, naquele momento faz os carros abrirem caminho para as pessoas dançarem e curtirem estar vivas e curtirem a sua cidade de uma forma positiva”
O DJ e produtor musical LÀCCA, da Secret Bookings, também assina a produção da intervenção urbana do Free Zone que promete tomar conta do verão carioca com diversos eventos de rua, inclusive no carnaval.
“A cena do Rio de Janeiro precisa de iniciativas como essa, que geram espaço para que as pessoas conheçam novos artistas e isso transforme a vida das pessoas”, comenta LÀCCA.
O Free Zone anunciou duas datas em Janeiro: nos dias 20 e 27.
O line up da edição #43 do Free Zone DJs mantém a tradição de anos anteriores e apresenta em sua curadoria um amplo leque vindo do tribal e do funk ate o afro houise, house, e techno. A temporada de verão conta com uma convidada de honra. a DJ sueca residente de Amsterdam Menja Mist, que você vê abaixo.
.
Menja Mist é DJ habitué da cena de Amsterdam: toca todo final de semana, se bobear mais de uma vez. Além disso comanda seu próprio show, o Binary Fusion, que você confere acima.
Desde muito nova teve um fascínio e paixão pela música que desde então cresceu, se aprofundou e evoluiu de uma vida de muitas viagens e influências de diferentes culturas por todo o mundo. Como musicista (flauta clássica), e com sólidos conhecimentos de Jazz, ritmos e possibilidades ilimitadas que a música tem para transmitir emoções, começou a discotecar há cerca de dez anos, com preferência pelos ritmos pronunciados e linhas de baixo de os gêneros Deep House, Tech House e Techno Minimal. Seus sets levam o público a uma jornada em ritmos groovy e batidas de ‘mover os pés’.
Nascida na Suécia, tendo como base o ¨som nórdico¨, e desde cedo introduzida em diferentes culturas, tem um vasto e variado background musical. A artista tem uma música lançada com o produtor niteroiense Pinaud e está em tour pelo Brasil.
.
LÀCCA está em evidência não só por seus mais de 2,5 milhões de views no Youtube ou pelos cento e vinte mil ouvintes da faixa Give Love, mas pelo seu propósito de transformar vidas através da música. Em suas lives, tanto a música quanto a energia do artista cativaram milhares de pessoas e chamaram a atenção dentro e fora do país, como no caso da gravadora americana Vex Distro. Recentemente Lacca asssinou com a gravadora de Londres, Nova Music Group, o lançamento de três músicas, o que ocorreu entre agosto e Outubro. Foram as faixas D Bufalo, Horizon e Submarino 1.1 que ultrapassaram 200 mil streams nas plataformas digitais e continuam reverberando. Tudo isso refletiu e a imprensa do Brasil tem dado especial destaque ao artista que também figurou em artigos publicados na América Latina e na Europa em 2021 e 2022.
Amigos de longa data, Beranger e T_Pazos comandam juntos a gravadora carioca Me Gusta Records.
Entre gigs, rádios e collabs na produção musical, a dupla passou por lugares como: Fishbone, Movida, FAU, Na Manteiga, Rádio Veneno, Replay, ALATAJ, Warung, D-Edge, Danghai, Galeria 12.12, Caos, Bloco Me Gusta, entre outros, além de lançamentos em gravadoras como Tropical Beats e Sorry Daddy Records. Além de outros trabalhos realizados em seus projetos paralelos.
A união dos dois resulta em sets que se caracterizam pela versatilidade, passeando por diversos espectros da House Music.
HELOAH, com dois H, representam a dualidade da artista carioca Heloá Flaeschen, que promete integrar mundos à primeira vista opostos, música eletrônica e ancestralidade. Seus sets tem forte presença de elementos étnicos oriental, afro e brasileiro e passeiam por vertentes como Melodic House e Techno, Downtempo, Progressive, Organic e Afro House trazendo uma pegada energética e super dançante capazes de mexer com as 3 camadas do ser: O corpo, a mente e o espírito. Conhecida por seu carisma, presença de palco e curadoria afiada, a DJ, já tocou em festas importantes no Rio, sendo vencedora de 3 contest que garantiram lugar no palco principal da P12 tourRj, Deep Please e Fau (Festival de ativação urbana).
HELOAH acredita na música como forma de expressão e conexão entre as pessoas, e gosta de presentear seu público com experiências sonoras envolventes e cheias de personalidade.
Jeff é um daqueles diamantes raros, frutos da ebulição de uma cena carioca underground que é pequena mas que representa e cada vez mais gera expoentes. Destaque recente na coluna Who, do Alataj, Jeff promete o frescor da house music.
Jefferson Neves Pereira é um paranaense radicado por terras cariocas que parece ter aderido ao brilhantismo musical carioca com naturalidade. Assim, embora há pouco tempo, habilitou-se como DJ. Sob a alcunha de Jeff, o seletor evoluiu para um grande entusiasta cuja pesquisa musical reúne desde a Disco Music de 70, até o Boogie dos anos 80 e a House Music clássica, além da ampla influência do caráter brasileiro com o Funk.
Fecha o line up a estreante Brida, que ainda dá seus primeiros passos, mostrando a vocação de abrir espaço para novos DJs que a Free Zone busca preservar.
Os eventos da temporada deverão acontecem no Bar do Nanam. Dia 20 de Janeiro, sexta feira a partir de 19h na Rua Imperatriz Leopoldina, 55, Centro do Rio de Janeiro.
Underground total, se liga:
0 Comentários