MÚSICA É A DROGA: UM MERGULHO PROFUNDO EM DELÍRIOS SEM SUBSTÂNCIAS COM "THE SOBER RAVER"

Ad code

MÚSICA É A DROGA: UM MERGULHO PROFUNDO EM DELÍRIOS SEM SUBSTÂNCIAS COM "THE SOBER RAVER"


De bares de coquetéis sem álcool a festivais de música sem substâncias, nunca houve uma era para delírios sóbrios como este. 

Para a maioria das pessoas, ecstasy, LSD e vodka Red Bulls são praticamente sinônimos da sigla "EDM" . Mas nos últimos anos, um grupo de frequentadores de shows sóbrios lentamente trouxe seu estilo de vida para o mainstream, como os organizadores de um festival de música "detox" no Colorado e o Camp Traction Sober Group Camp da Electric Forest , que atende aqueles que querem para ficar chapado com a música sozinho. 

Chelsie Cahoon festeja muito – e sóbria – desde o final da adolescência. Agora ela é dona de uma marca de roupas chamada Music Is The Drug e espera continuar trazendo consciência e aceitação para todos os cantos da cultura da dance music, uma camiseta por vez.

"Quando mulheres ou homens usam minhas mercadorias, quero que se sintam empoderados. Quero que se sintam como se fossem uma afirmação ousada apenas por serem quem são", disse Cahoon, conhecido como "The Sober Raver", ao EDM.com . "Juntos podemos mostrar ao mundo que as drogas nunca são uma necessidade, apenas um desejo, e que a música é a verdadeira estrela de todos os shows. Vá em frente."

Confira nossas perguntas e respostas completas com Cahoon abaixo, cobrindo sua dedicação à vida sóbria, as origens de seu apelido e seus grupos de apoio e aplicativos favoritos para pessoas que querem ficar livres de substâncias, mas ainda não descobriram. 

IMG_4641

RTH:  Qual é a sua história? Por que você decidiu viver esse estilo de vida como um raver sóbrio?

Chelsie Cahoon:  Desde muito jovem sempre soube que nunca queria usar substâncias. O pensamento de colocar algo em meu corpo que poderia ser prejudicial a ele e me fazer agir de forma diferente não era algo que nunca soou atraente para mim.

Lembro-me de receber minha primeira bebida aos 16 anos e dizer: “Não, obrigado”, e eu sabia que seria assim que viveria minha vida para sempre. As pessoas pensaram que eu estava brincando quando eu disse a elas que estou sóbrio e ainda entendo isso até hoje. DD profissional que adora “festar” muito... A maioria das pessoas no ensino médio e na faculdade respeitou minha decisão, mas eu sempre tive aquelas poucas pessoas insignificantes que iriam julgar e menosprezar minhas escolhas. Eu ri disso agora.

A música sempre foi uma grande parte da minha vida. Comecei a ir a shows sem parar no final da adolescência e início dos vinte e gostava de ficar chapado com a música sozinho. Quando fui ao meu primeiro festival de música mudou todo o meu mundo.

Durante o Firefly 2017, eu estava andando sozinho e um cara veio até mim e perguntou: “Ei, por que você está chapado?” Eu disse: “Eu não estou chapado. Na verdade, sou um raver sóbrio.” Isso ficou comigo. Eu nunca tinha dito esse termo antes e me sentei em uma mesa de piquenique e imediatamente mudei meu nome no Instagram para @thesoberraver. Apenas fazia sentido. Eu era um raver que escolhia ficar sóbrio para a vida e queria mostrar ao mundo que é muito possível viver esse estilo de vida. Uma nova missão foi definida para mim e eu estava mais do que empolgado com o que estava por vir.

RTH: A  sobriedade não é exatamente um costume popular em festivais de EDM. Você pode nos orientar sobre os benefícios?

Chelsie Cahoon:  Há tantos benefícios em um estilo de vida sóbrio. Primeiro, você geralmente fica mais atento quando está sóbrio. Muitas substâncias podem fazer com que você fique desorientado ou dissociado e estar sóbrio lhe dá uma mente consciente. Pessoalmente, eu não me sentiria seguro usando substâncias. Já sou do tipo “sonhador” e acredito que se alguma vez usasse algo em alta dosagem seria ainda mais despreocupado.

Os benefícios para a saúde também são grandes. O álcool pode causar ganho de peso e envelhecimento. A maior parte pode causar danos ao seu interior e ao cérebro. Eu luto com a doença do refluxo ácido e beber álcool tornaria muito pior. Dizem-me que pareço tão jovem para a minha idade o tempo todo. Eu atribuo isso a uma vida sóbria!

Outra coisa é que quando vai a shows e festivais você não precisa se preocupar com segurança. É ótimo. Teste de drogas para o trabalho? Claro! Você pode dirigir-se para casa? Sim! Sente-se mais energizado? Absolutamente. Há literalmente tantos benefícios que eu poderia falar o dia todo sobre isso.

RTH: É um sonho pensar que seus colegas ravers vão simplesmente parar de usar drogas do nada. É um processo. Então, quais são alguns passos que as pessoas podem tomar para tentar preencher a lacuna?

Chelsie Cahoon:  Quando as pessoas vêm até mim querendo parar de usar drogas, eu geralmente digo a elas algumas coisas diferentes. Eu primeiro digo a eles o quão absolutamente incrível eu acho que é e como estou honrado que eles me abordaram sobre isso. Menciono também que, por nunca ter usado nada, minha história é diferente.

Eu não sou um adicto e nunca vou dizer que sou, nem vou dizer que estou em recuperação. Sóbrio não significa que você ficou sóbrio. Eu apenas sou. Digo a quem quer parar que sempre encarei as drogas e o álcool como “venenos.” Pense em colocar algo em seu corpo que não deveria estar lá. O corpo rejeita.

Também lhes digo que procurem alguém quando sentirem que podem cometer um deslize, bem como que tenham um parceiro de responsabilidade. Eu sempre tento direcionar as pessoas para grupos sóbrios nas redes sociais. Um grupo em particular que as pessoas podem participar no Facebook é o Rave Sober , que foi criado pela minha amiga Sarah Noleto. É um ótimo recurso para pessoas que querem ficar sóbrias e sóbrias na comunidade rave. Também existem aplicativos incríveis que são úteis, como Your Sober Buddy , Pocket Rehab , Reframe e um aplicativo de namoro sóbrio chamado Clean And Sober Love . Cada um é útil e eu recomendo-los. 

Algumas pessoas não deveriam voltar direto para os festivais depois de ficarem limpas e tudo bem. Às vezes, provavelmente levará algum tempo. Há grupos sóbrios e tendas em muitos festivais para quem quer sentir um sentimento de pertença, o que é maravilhoso. O mais importante antes e depois de ficar limpo é ter um bom sistema de apoio que irá ajudá-lo e encorajá-lo durante todo o processo. O apoio é fundamental e você merece estar perto de pessoas atenciosas e solidárias.

Se você usa substâncias, confira a DanceSafe , uma organização sem fins lucrativos preocupada com a saúde que oferece kits de teste de drogas, aconselhamento e informações sobre redução de danos. 

RTH: Infelizmente, EDM e uso de drogas estão inextricavelmente ligados na cultura pop. Como a comunidade da dance music pode acabar com esse estigma? A sobriedade é o único caminho?

Chelsie Cahoon:  As drogas estão envolvidas com a cultura pop há séculos. Você vê na TV. Você vê nas redes sociais. Há camisetas para mulheres que dizem “Wine o'clock” e camisetas para homens que dizem “Check out my six pack” com seis latas de cerveja. Embora eu possa pensar que esses tipos de mercadorias são menos atraentes, não menosprezo os outros por suas escolhas na vida.

Eu nunca quero ser aquela garota sóbria que julga e tenta dizer aos outros como viver suas vidas. Eu só quero ser uma influência positiva e inspirar os outros. Provavelmente sempre haverá um estigma em torno das drogas no cenário musical, mas é por isso que nós ravers sóbrios, artistas e DJs temos que continuar mostrando ao mundo que isso não é verdade e que a música pode ser apreciada sóbria.

A sobriedade não é o único caminho. As pessoas têm permissão para se entregar da maneira que quiserem. Mas eu acho que com mais pessoas ficando sóbrias e falando sobre isso na cena, isso está ajudando a criar uma onda positiva e é muito legal de se ver.

RTH: Conte-nos sobre Music Is The Drug. Qual é a missão por trás da marca?

Chelsie Cahoon:  Music Is The Drug é meu orgulho e alegria. Em 2017, eu estava mais deprimido do que jamais estive em toda a minha vida, porque senti que não tinha propósito neste planeta. Eu estava tão perdido e em um lugar muito escuro. Minha fé, família e música me ajudaram.

Eu sabia que sempre quis criar uma marca própria, mas não sabia o que seria. Eu finalmente decidi que queria criar uma marca para destacar a pura felicidade que a música é. Minha biografia do Instagram sempre dizia “Música é minha droga”, e um dia tive a ideia de mudar “meu” para “o” e criar minha marca. Foi perfeito. Muitos pensam que eu peguei o nome da minha empresa de Bassnectar, mas na verdade eu não tinha ideia de que ele tinha uma música com esse título quando eu a criei. Os dois não estão relacionados de forma alguma. 

Depois de criá-lo, percebi que o termo foi realmente cunhado nos anos 90 por ravers straight-edge e achei incrível! Decidi criar uma empresa de roupas com mercadorias e acessórios que simplesmente diziam o nome da marca. Eu queria que falasse por si e fosse uma declaração quando as pessoas o usariam. A missão da marca é mostrar ao mundo que, quer você use substâncias ou não, a música é a droga definitiva que nos une a todos.

Muitos dos meus amigos consomem substâncias e eu os amo do mesmo jeito. Estamos conectados através da música, e é o suficiente por si só. Eu literalmente fico tão chapado com isso, especialmente Blink-182, Angels & Airwaves, ILLENIUM e Seven Lions. Eu queria criar uma marca para as pessoas se relacionarem. Eu simplesmente quero ser uma luz em uma comunidade que às vezes pode ser um lugar escuro. Saiba que nunca há julgamento de mim - apenas amor e cuidado. Vocês são todos tão dignos.

RTH:  Qual é a mensagem que você espera que seus ajustes de rave enviem quando as pessoas os usam?

Chelsie Cahoon:  Quando mulheres ou homens usam minhas mercadorias, quero que eles se sintam empoderados. Eu quero que eles se sintam como se fossem uma declaração ousada apenas por serem quem são. Eu não quero que eles se sintam envergonhados por usá-lo, mas eu quero que eles se sintam confiantes. A música é a droga e acredito que quando as pessoas usam essa mensagem, isso vai enviar uma vibração positiva aonde quer que vá. 

Sempre haverá alguém que diz “drogas são a droga”. Essas pessoas estão claramente sofrendo por dentro se não puderem apoiar uma missão que não julga os outros por usarem drogas.

Você não pode deixar as pessoas negativas te derrubarem. Isso é algo que eu tive que aprender há muito tempo. Você só precisa permanecer fiel a você e nunca se desculpar por ser a pessoa incrível que você é. Continue arrasando, babys. Seja você mesmo. Seja ousado. Seja você. Juntos podemos mostrar ao mundo que as drogas nunca são uma necessidade – apenas um desejo – e que a música é a verdadeira estrela de cada show. Devagar.


 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code