EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM MARC LANKREIJER, DA AMS BOOKINGS, QUE COMENTA A FUNÇÃO DE BOOKER, A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CENA ELETRÔNICA E MAIS

Ad code

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM MARC LANKREIJER, DA AMS BOOKINGS, QUE COMENTA A FUNÇÃO DE BOOKER, A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CENA ELETRÔNICA E MAIS


Booker, booking agent, talent seller, agente de venda. Muitos são os nomes, mas poucos são os profissionais que se especializam nesta área. Batemos um papo com Marc Lankreijer, da AMS Bookings de Amsterdam.

Por Nazen Carneiro, de Amsterdam, exclusivo para Rádio Tecno House

Marc Lanjreijer é um dos bookers mais respeitados da Europa, o nome a frente da AMS Bookings, agência com base em Amsterdam, que está no mercado há mais de 20 anos. Marc Lanjreijer, como um bom holandês, é um explorador de novos horizontes. Responsável por conectar o mercado europeu e asiático como ninguém, Marc apresentou a Europa o trabalho de Nakadia, que hoje é a DJ de techno asiática com mais reservas em todo o mundo, tendo tocado em mais de 80 países até agora.

Entre seus artistas também está o ícone Mason, autor de um dos maiores clássicos da história da música eletrônica, a faixa Exceeder, que antes mesmo da explosão das plataformas digitais já tinha milhões de c´ópias vendidas. Exceeder foi lançada em 2006 pela Armada e é provavelmente a música que foi remixada pelo maior número de artistas em todo o mundo e que agora apresentará seu novo show Mason & The Masonettes.

De passagem por Amsterdam a convite do ADE – Amsterdam Dance Event, a maior conferência de música eletrônica do mundo que acontece entre os dias 17 e 23 de Outubro de 2022 – para apresentar o painel “Atalhos: O Mercado Brasileiro de Música Eletrônica: Uma Visão de cima”Nazen Carneiro, nosso colunista e Head da NZPR, bateu um papo exclusivo com Marc Lanjreijer na sede da AMS Bookings que você confere abaixo.

RTH: Você trabalhou com vários artistas e players da indústria da música desde 1999 com a AMS Bookings como Booking Agent e empresário. O que mais mudou na indústria para os Bookers?

Na verdade, é um trabalho que não mudou muito desde a virada do milênio.

O mais importante para um(a) Booker ainda é a extensa rede que um agente precisa ter para conseguir shows em clubs, festivais e em eventos públicos ou corporativos. Um olho para o talento (nós holandeses chamamos de ‘nariz para talento’) é fundamental, mas as possibilidades para capturar novos talentos são maiores hoje, já que o streaming online deu um salto durante a pandemia.

Mas no final um artista ainda precisa ter uma excelente performance no palco. É importante então sair para os clubes e festivais para ver novos os novos talentos e também os seus próprios. Considero uma obrigação do agente de vendas vê-los tocar ao vivo. Mais habilidades de gerenciamento foram adicionadas à função de um booker. Muitas agências, portanto, iniciaram um departamento de gerenciamento (artístico) – management – ao lado de seu departamento de bookings – vendas.

RTH: Você construiu pontes entre o oriente e o ocidente na cena da música eletrônica. Por gentileza comente essa cooperação.

Reconhecer que o talento está nos dois lados do mundo pode fortalecer os artistas para colaborar, não apenas na produção musical como tracks e remixes, mas também para se apresentarem juntos em eventos ou para participar de projetos como intercâmbio em painéis em conferências de música. Não é apenas uma colaboração entre os próprios artistas, mas também com profissionais que administram negócios, seja na parte de música (selo/eventos) ou em blockchain/NFT’s. Onde meu foco tem sido conectar o continente da Ásia com a Europa com projetos como Asia Konnekt e representando artistas como o DJ techno da Tailândia Nakadia e o DJ chinês Jasmine Li.

RTH: A industria da música, historicamente, é um meio bastante machista. Por outro lado, você é um profissional que sempre levou em cosideração ter tanto homens quanto mulheres no seu roster. Por favor, comente.

Desde o início da minha agência, a AMS Bookings, sempre busquei manter um bom equilíbrio entre artistas masculinos e femininos. A energia e a escolha musical das DJs femininas podem afetar o público de maneira diferente, o que é interessante ver quando essas artistas se apresentam. Mas as portas ainda precisam ser abertas para elas, já que a indústria da música é um setor dominado por homens há décadas. Mais de um terço (34%) de todas as apresentações musicais em festivais este ano na Holanda contou com uma artista feminina no palco e essa participação nunca foi tão alta; em 2016 ainda era de 18%. Nunca antes uma artista feminina esteve no palco por mais da metade da programação de um grande festival holandês como em 2022. Em comparação com seis anos atrás, 3,5 vezes mais artistas femininas se apresentaram em nossos festivais holandeses este ano. Vejo que estamos progredindo neste sentido por aqui.

RTH: Por gentileza, comente quem são os artistas da AMS Bookings hoje e os tipos de apresentação que eles realizam.

Eu dirijo uma agência de artistas boutique com os DJs e produtores musicais Dr. Lektroluv, Jasmine Li, Mason e Nakadia. Os Live Acts são Kamara, Mason & The Masonettes que estreia este ano no ADE além de Silverlining. Outra frente são as Tribute Bands: Fleetwood Mac: The Incredible Story e The Ultimate Thriller. Para fechar temos também Alex van Oostrom que mistura DJ e VJ com videoclipes exibidos em telas grandes.

RTH: Mason estourou para o mundo em 2006 com o lançamento de Exceeder, mas já pavimentava seu caminho para o sucesso quando começou como violinista do Tiesto. Agora ele apresenta seu novo projeto, Mason & The Masonettes. Por gentileza, compartilhe conosco mais sobre esse fantástico artista.

Obrigado, é verdade mesmo. O Mason é fantástico, um músico muito talentoso. Mason foi meu primeiro artista assinado e de fato pode ser visto como um verdadeiro ícone, e muito criativo também. Desde que Exceeder alcançou o primeiro lugar no Reino Unido em 2006 e também se tornou um grande sucesso no mundo, Mason tocou em muitos grandes clubes no Brasil como Anzu, Sedna, Sirena, Pacha, Green Valley, Clash, Privilege, Kaballah, Skol Sensation, etc. trabalhou com Betoko, Malik, Illusionize, Lou Lou Players, Kolombo, Marcos Valle e assinou com gravadoras como Defected, Toolroom, Island Records, Skint, Spinnin’ Deep. Mason acaba de lançar seu novo DJ/live act Mason & The Masonettes, incluindo este novo single com um vídeo incrível. Ele está finalizando um novo álbum, a ser lançado em 2023 e há expectativa do público do Brasil por uma turnê de Mason pelo país. Aguardemos!

RTH: Marc, tenho que te parabenizar pelo trabalho junto a Nakadia. Ela é uma fantástica artista de techno e tem uma história muito poderosa. Por favor, comente!

Obrigado, Nazen! Nakadia é a DJ de techno asiática com mais reservas em todo o mundo, tendo tocado em mais de 80 países até agora. Com sede em Berlim há mais de 10 anos, ela alcançou muitos objetivos. Tocando no Tomorrowland duas vezes entre DJs de techno como Sven Vath, Nina Kraviz, Richie Hawtin, tendo feito residência no Ants Ibiza, tocando vários eventos Elrow ao lado de muitos festivais e clubes que são referência em todo o mundo.

Ela acabou de terminar sua turnê pela Ásia e sua turnê pela América do Norte. Entre seus shows na Europa, ela irá para a América Latina em novembro para vários shows na Colômbia e no Chile. Minha primeira reserva para ela no Brasil foi no D-Edge.

Nakadia também tocou no Peru, Equador, Argentina entre outros países na região. Sua história de vida é única: cresceu na região pobre do nordeste da Tailândia, perto da fronteira com o Camboja, sem água encanada e eletricidade. Trata-se de um exemplo de superação onde nunca ninguém imaginaria que algúém enfrentaria tanta dificultade e venceria. Essa história até virou livro (Positive Energy) sobre sua vida com uma visão surpreendente de como ela experimentou o Ocidente durante suas viagens ao redor do mundo. Leitura interessante! Veja onde comprar aqui.

RTH: O Dr Lektroluv foi um sucesso imenso no Brasil e este ano retornou para uma tour que foi bem recebida. Por favor, compartilhe o que vem a seguir para o Doutor.

Dr. Lektroluv é uma lenda no som elektro. Ao serem apresentados ao público brasileiro no início de 2011, muitos admitiram que o médico verde os transformou em devotos amantes da música eletrônica, onde no início como amantes do rock costumavam frequentar apenas festivais de pop/rock. O som de alta energia elektro pop/rock crossover com um forte curso nas músicas traz de volta memórias de uma época de ouro no cenário brasileiro de clubes e festivais. Em 2022 Dr. Lektroluv voltou a 3 festivais no Brasil e os corações verdes em camisetas, adesivos e até tatuagens mostraram muito amor de seus fãs brasileiros. Pretendemos montar um club tour para reunir os amantes do elektro para festejar com força na energia dele do Planet Elektrik 💚

RTH: Para finalizar, obrigado mais uma vez e comente como clubes, festivais e outros contratantes podem entrar em contato com a AMS Bookings?

Obrigado a você pela visita e pela entrevista. Para saber mais sobre a AMS e nossos artistas peço a vocês que visitem nosso site www.amsbookings.com


 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad code

Ad Code