Primeiro álbum do artista de Afro House traz sua percepção de vida como angolano e cidadão do mundo
por Mia Lunis
Contando sua história através de sentidos apurados utilizando elementos da cultura africana, DJ Gálio lança seu primeiro álbum, Quibuala, pela gravadora Seres Produções, trazendo a riqueza de experiências que viveu e, claro, propriedade no Afro House. O álbum conecta os quatro cantos do mundo em uma simbiose de emoções traduzidas nas parcerias que Gálio firma na composição da obra, bem como sua estadia e morada entre Bruxelas e Portugal.
“African Spirituality” traz a oratória de um pan-africanista, que o artista agrega compondo uma base eletrônica e melodias melancólicas, sentidas por Gálio em seu cerne, falando sobre uma parte árdua da sua vida. Cantada por Peter Rodrigues, em 2019, a faixa “Nkulunkulu” é sobre uma mensagem para o tempo pandêmico: “não te desesperes”, ainda há esperança, que é nitidamente sentida na música e traz um sentimento de empatia e luz para o futuro.
O álbum conta também com a cantora Elly Paris, que segue neste trabalho para a luz empregando sua voz na faixa “Nôs Terra” cantada em Criolo, língua falada em Cabo Verde, terra natal da artista; a música retrata a cultura cabo-verdiana entre danças e canções. A obra foi produzida entre 2007 e 2019, quando Gálio decidiu voltar ao projeto devido a impossibilidade de se apresentar mediante a pandemia.
Tempos distintos de quando o produtor pôde se aventurar por Bruxelas e ter em suas vivências por lá foram inspirações suficientes para compor “Hamburgo”, em que baseia paisagens da arquitetura local e a simplicidade de seus habitantes.
Um verdadeiro storytelling, visto, ouvido e tocado por Gálio, “Quibuala” é uma história de vida que inspira o novo e o velho, o início e fim de uma jornada que não poderia ser traduzida para todas as línguas. Há de se preservar a cultura do povo africano, que luta até hoje pelo seu espaço e por uma vida mais digna, é isso que Gálio representa nos presenteando com seu primeiro álbum.
A Seres Produções tem exclusividade com Gálio e com esse lançamento reafirma o porque vem se destacando no Afro House. Fundada em Luanda, na Angola, e atualmente em Portugal a label já lançou EPs e VAs que representam e abrigam os melhores artistas da atualidade no gênero como DJ Satelite, Da Deep Africa, Bun Xapa, K.O.D dentre outros. Sensibilidade, receptividade e curadoria que ensinam o que é a verdadeira cultura africana.
Continue acompanhando o artista no Instagram.
0 Comentários